Nunca na história da Informática houve tanta atualização de software como a atualidade.
Costumo dizer que meu celuar gerou mais tráfego de rede atualizando o facebook
que das mensagens trocadas no aplicativo.
Um simples aplicativo de celular hoje tem 200 Megas e se você for atualizar as aplicações
desse tipo vai estourar sua franquia de dados facilmente. Por isso muitos deles tem opções
para só atualizar se estiver conectados a rede wifi e podemos proibir ele de atualizar
se estiver conectado a redes móveis.
Sem dúvida o windows 10 é um marco em sistemas operacionais pela sua capacidade e flexibilidade. Contudo suas atualizações são absurdamente grandes, superam 1GB e facilmente chegam a 1,5GB. Parece que praticamente todo sistema operacional foi trocado.
Tenho um laptop Lenovo G460 convencional ( Processador M380, 4GB RAM, 1GB HD SATA ) e levo
de umas 6 horas a um dia para baixar e instalar uma atualização do windows 10.
Parece que o laptop trabalha para a Microsoft não para mim.
Muita gente guarda o laptop 1 mes no armário e pega ele pra trabalhar e ele parece uma carroça. Porque ? Atualizações. É o anti-vírus, sistema operacional, etc que ocupam muito do processador, rede e hd.
O pior é que você postergar as coisas e parar a atualização seu micro vai ficando cada vez mais desatualizado e sujeito a ameaças e o custo para atualizar vai se somando.
Outro problema que tive foi na migração do windows 7 e 8 para o windows 10. Tenho uns 3 desktops da minha casa que não se deram bem com o windows 10, parte dele não funciona direito. É no menu iniciar que não abre ao ser clicado entre outras falhas que parecem básicas mas inviabilizam o uso do sistema operacional. Acabei voltando os sitemas windows 7 e 8 neles.
Também referente a atualização do windows 8 para o 10 tenho um laptop Dell Inspiron 14 2640 que desde que atualizei o windows 8 para o 10 dá o bluescreen felizmente, só em joguinho babaca, no resto ele funciona bem. O erro praticamente é no driver da placa de vídeo e, ao meu ver, tem algo também com o sobreaquecimento da máquina. Coloquei ventiladores extra nela o que amenizou muito o calor mas o bluescreen do erro do driver da placa de vídeo permanece.
Por default a atualização do sistema operacional em servidores deve estar desabilitada.
Caso a atualização do sistema operacional em servidores não estiver desabilitada você corre o risco do sistema parar porque o sistema operacional foi atualizado e ele necessita de dar um reboot no sistema para voltar a funcionar. Já aconteceu comigo.
Como todo administrador de sistemas os testes com as atualizações devem ser feitos em servidores de teste. E muito cuidado porque já houve erros graves cometidos pela Microsoft onde atualizações danificaram o conteúdo de discos, deram erro nos drivers de placas de dispositivos, etc. Portanto, todo cuidado é pouco.
O que a Microsoft recomenda é que se utilize de equipamentos certificados para rodar o sistema operacional e com isto a possibilidade de erro na atualização cai muito, não quer dizer que não exista mas é bem mais rara.
Se você comprou um servidor novo para sua empresa com certeza se certificou que ela foi feita para rodar o sistema operacional que você deseja e os recursos necessários para executar as tarefas designadas ao servidor.
Por exemplo, para uma máquina com o windows você pode baixar um anti-virus free e usar numa boa. Mas não para o servidor. E não deve mesmo. O servidor precisa de proteção extra porque será exposto a Internet e os pacotes opcionais que não vem na versão free serão necessários no servidor porque protegem contra ameaças extras da Internet. Por isso um servidor na Internet costuma custar caro e a gente terceiriza o serviço porque em grande quantidade o provedor consegue fazer a coisa mais barato.
Se você é um usuário comum dos sistemas é tratado com o devido nível mas se você é uma corporação tem algumas 'facilidades' que ajudam muito. Por exemplo, eu trabalhava numa empresa x e esta recebeu 2.000 cópias do Microsoft Office gratuitamente. Você leu corretamente, 2.000 cópias do Microsoft Office gratuitamente. Porque ? Com certeza se a empresa ganhou o software é porque utiliza ele. Ela recebendo o software gratuitamente e nesse volume vai desperdiçar ? Claro que não, vai usar. Instalando em um monte de máquinas a nova versão os usuários começarão a falar sobre o que a nova versão consegue fazer que a antiga não conseguia e com isto apressar a compra de mais softwares da nova versão...ai a empresa comprou mais 30.000 licenças, já que era ferramenta básica de trabalho da empresa. Não é uma boa estratégia de mercado ?
É fundamental atualizar o anti-virus. Eu utilizo os anti-virus gratuitos como AVG, Avast, Kaspersky entre outros e não tive problemas. Quando digo que não tive problemas significa que em mais de 10 anos não tive que tomar nenhuma providência contra vírus no equipamento, ou seja, a proteção foi efetiva.
Tem alguns anti-virus que tem uma função idiota de desligar momentaneamente ele. Acho isso um erro mas certifique-se sempre que seu anti-virus esta rodando e atualizado.
Outra coisa, em servidores não instale a versão free do anti-virus mas sim a versão paga. O leque de serviços do anti-virus é muito melhor na versão paga.
Taí outra coisa que mata. Uma atualização do Visual Studio chega a ter mais de 1,7GB de tamanho e por mais que sua rede seja boa e seu micro também isso judia pra caramba. Se você não for um monge doutorado no Tibet vai ficar puto muitas vezes com o tamanho da atualização e o tempo de instalação. Novamente parece que todo o Visual Studio foi trocado por outro.
Mas não tem jeito, de uma versão para outra do Visual Studio temos variações grandes feitas em algumas de suas funcionalidades.
O Visual Studio é um conjunto de ferramentas de desenvolvimento e muitas ferramentas são instaladas opcionalmente a pedido do usuário. Só que quando chega uma atualização parece que vem um dinosauro pela rede, não somente sobre o que você pediu para ser instalado mas do Visual Studio como um todo.
O chato é que se você usa a funcionalidade, pelo menos para você, a atualização foi boa. Contudo a muito do que é atualizado você não usa como por exemplo Entity Framework, ASP NET CORE ou Xamarim.
Alguns projetos podem levar meses para serem concluídos e nesse tempo pode ser que algum componente sofra uma 'evolução' significativa e algumas funcionalidades da versão anterior não funcionem mais ou foram alocadas, por exemplo, para outra biblioteca. Já me aconteceu isso quando programava com o Java.
Muitos usam o CDN ( url do recurso ) no seu site mas eu não recomendo. Por exemplo, eu baixei o bootstrap e criei uma pasta local no meu site e depositei lá o bootstrap. Portanto, tenho certeza que meu site vai funcionar mesmo que a bootstrap mudar ou realocar alguns de seus recursos.
Se você trabalha com o WordPress viu que sem mais nem menos alguns temas foram descontinuados pelos gestores do wordpress. Com isto você sequer consegue baixar as versões anteriores dele para se precisar instalar em uma outra máquina. Por isso recomendo sempre um bom backup e garanta sempre o seu pescoço...imagine você trabalhar um ano num projeto e, de repente, a empresa fornecedora de um recurso mudar de ideia e mandar tudo pelo espaço. Como você e sua empresa vai ficar ?
Não tem nada que chateie mais o usuário que atualizar o windows e ficar vendo uma tela estática dizendo 70% completa por mais de hora e o micro processando no talo. Contudo recomendo atualizar sempre os softwares de sua máquina.